Muito além do associativismo Muito além do associativismo>Home

VOLTAR


Por: Rafaela Paulino | Publicado em: 16/08/2017 16:08:18


presidente_honorioO que temos de competência para construir um novo futuro para o Brasil ultrapassa os limites da força do associativismo no varejo. Hoje, como uma rede representativa de mais de 450 mil empresas que respondem por 5% do PIB brasileiro, gera 4,6 milhões de empregos e fatura R$ 340 bilhões por ano, o Sistema CNDL atua estrategicamente na retomada do crescimento nacional.

Aproximadamente 300 líderes do Sistema estão presentes em conselhos, fóruns e secretarias municipais, estaduais e federais. As pesquisas realizadas e disseminadas semanalmente pela CNDL e o SPC Brasil, maior bureau de crédito da América Latina, utilizando a base de dados, pautam a imprensa nacional.

O próprio Sistema se surpreende com essa força capaz de gerar grandes mobilizações que impulsionam mudanças no cenário socioeconômico nacional. Ao incentivar e apoiar a livre iniciativa, defender os interesses dos associados e trabalhar em prol da democratização do acesso ao crédito, temos demonstrado relevante capacidade de dialogar com as instituições do executivo e legislativo.

A interlocução com o Senado Federal e a Câmara dos Deputados para o encaminhamento das bandeiras de interesse do setor como as reformas trabalhista, previdenciária e tributária, melhor regulamentação dos meios de pagamento e desburocratização do Estado apresentam importantes conquistas.

A sanção da modernização trabalhista, recentemente, também contou com interface constante com o Congresso Nacional. A partir de novembro, as mudanças passam a vigorar e o País sentirá a reconfiguração do mercado de trabalho brasileiro, que se tornará mais desburocratizado e impulsionará a formalização dos empregos.

As parcerias com instituições também são responsáveis pela potencialização da eficiência na atuação institucional. A parceria entre a CNDL e o Sebrae para a implementação do Programa Nacional de Desenvolvimento do Varejo (PNDV) durante este ano é um exemplo disso. De outubro de 2016 até agora já foram realizados 29 eventos do PNDV em 14 estados brasileiros.

Todas essas conquistas que, aos poucos, estão mudando a cara do Brasil e fazendo do setor terciário um ator fundamental no desenvolvimento do País, apontam que estamos na direção certa e que somos mais do que uma entidade de classe. É na união de forças, representada pelo associativismo estruturado, que reside o melhor caminho para conquistas efetivas e sustentáveis. Queremos um Brasil novo, com leis modernas e desburocratizantes que permitam a implantação de um ambiente econômico adequado ao investimento, à geração de empregos e oportunidades para todos. Um país onde a força das instituições continue superando as crises políticas com alternativas que estimulem o progresso constante.

 

Honório Pinheiro

presidente@cndl.org.br

Presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e diretor presidente do Pinheiro Supermercado


TAGS:  

  Compartilhar

Nossas Notícias


22

Mesmo com Selic em queda, 68% dos micro e pequenos empresários não pretendem investir em seus negócios, aponta indicador do SPC Brasil e CNDL

Indicador de Propensão ao Investimento atinge 25,7 pontos na escala que varia de zero a 100, o mais baixo para os meses de agosto desde 2015. Indicador de Demanda por Cr...

20

Rio Grande do Norte encerra participação no PNDV

O Rio Grande do Norte encerra a participação no segundo momento do Programa Nacional de Desenvolvimento do Varejo com a definição de criação de três frentes parlam...

20

75% dos brasileiros não pouparam dinheiro em agosto, aponta indicador do SPC Brasil e CNDL

Apenas 19% dos entrevistados conseguiram poupar uma parcela da renda mensal. O principal motivo atribuído para não poupar é a baixa renda. Metade dos que economizaram s...



Sistema CNDL

Cadastre-se Receba Novidades
SELECIONE SEU PERFIL
Empresário Consumidor

SELECIONE A LOCALIDADE

OU

SELECIONE O ESTADO